Conectando unidades (Incluindo dispositivos USB) do Host na VM

Boa noite amigos,

Hoje venho mostrar uma opção que pode lhes auxiliar na necessidade de repassar alguma informação de um HD externo, Unidade do Host Hyper-V ou até mesmo Pen Drive para a VM de maneira fácil e rápida.

Sabemos que não podemos conectar diretamente na VM e manter fixo o Pen Drive como exemplo, mas para este tipo de necessidade conseguimos este acesso, então vamos lá!

Primeiramente você terá que habilitar o Modo de Sessão Avançado.

Note abaixo que temos a opção a nível de servidor e nível de usuário, habilite ambos.
Lembrete: O Sistema Operacional Convidado (S.O. da VM) terá que ter este suporte para que consiga, falando de S.O´s Microsoft não terá maiores problemas as versões atuais.

IMG01

Após habilitar, iremos acessar nossa VM, Inicie a VM e após iniciar clique na VM e clique em Conectar e terá  a opção de acesso a Sessão avançada, clique em Mostrar e clique na aba Recursos Locais e em Dispositivos e Recursos Locais, clique em Mais:

IMG02

IMG03

Expanda Unidades e selecione as unidades que estão no host, inclusive unidades conectadas que lhe interessar, não se esqueça de selecionar também a opção Unidades que eu conectar mais tarde, clique em OK e conecte:

IMG04

Ao acessar a Sessão Avançada, entrando no Windows Explorer, notará mapeamentos, no meu caso tenho o mapeamento da unidade I (HD Externo), agora consigo acessar o HD conectado no Host:

IMG05

Caso eu conecte um Pen Drive ou outra unidade, note que o mesmo aparecerá na VM, e assim terá total acesso na unidade devido a opção selecionada anteriormente de conexão de unidades que conectar mais tarde.

IMG06

Nota: Sempre que sair da Sessão Avançada e entrar novamente, acesse a área Dispositivos e Recursos Locais e habilite novamente os recursos que lhe interessar, além de Unidades, terá opção de áudio, impressoras e outros recursos.

Grande abraço amigos e até o próximo post com dicas simples mas que facilitarão a vida de vocês com o Hyper-V!

[quickshare]

 

3 Comentários


  1. É o que eu estava procurando para Hyper-V. Será que funciona para um dispositivo de licença de software da Intelbras padrão de chave HardLock (tipo pendrive USB)?

    Desde já parabéns pelo artigo, esclarecedor e ilustrado.

    Responder

    1. Olá Thiago,

      Neste caso você precisa de uma solução terceira de conexão USB-to-LAN para que consiga, pois como segurança, o Hyper-V não aceita conexões deste tipo de forma nativa para que em ambientes de cluster não ocorrar problemas como as vezes temos em caso de migrações de urgência.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *